domingo, 3 de fevereiro de 2013

Huevos Rancheros

Hello!

Sábado, por volta da meia noite estava a dar na Sic Mulher o programa Já ao Lume do chef José Avillez. Era uma programa inspirado na cozinha mexicana. Nós, pessoas que gostam muito pouco de comer (!!!) ficamos atentos e a pensar nos Huevos Rancheros. "Devem ser mesmo saborosos!"

Sendo assim, sai  uns Huevos Rancheros para o almoço de domingo!


As receitas são do chef Avillez e podem ser encontradas no site dele.

Para as tortilhas: 
Ingredientes:
- 225 g farinha
- 150 ml de água
- 35g de manteiga
- Farinha para polvilhar
- Sal q.b.
- Pimenta preta q.b.

Preparação:
Num tacho aquecer a água. Juntar a manteiga até derreter. Numa taça colocar a farinha , o sal e a pimenta e misturar. Fazer uma cova no centro da farinha e juntar dois terços da água com a manteiga derretida. Envolver com as mãos, com cuidado pois a água está quente. Juntar o último terço de água e mexer novamente. Polvilhar a bancada com um pouco de farinha e trabalhar a massa (não demasiado). Formar uma bola com a massa e passar para uma taça pequena - tapar com um pano e deixar repousar, no mínimo 30 minutos.
Retirar pequenas porções de massa e fazer bolas. Pressionar as mesmas em cima da bancada e depois esticar com o rolo da massa, até formar um disco.
Para cozinhar a tortilha, coloca-se um disco de massa numa frigideira anti-aderente e deixa-se cozinhar de um lado, quando estiver pronto vira-se e cozinha do outro. Se não utilizar a tortilha logo de seguida coloque dentro de um saco de plástico para manter a humidade.

Huevos Rancheros
Ingredientes:
- 4 ovos
- 4 tortilhas já feitas (eu fiz as tortilhas com a receita acima)
- 5 unidades de tomate sem pele e sem sementes
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho sem germen
- 1 malagueta seca (eu  usei piri-piri seco)
- Azeite q.b.
- Sal q.b.


Preparação:
Num copo misturador, bater o tomate, a cebola e o alho. Juntar um pouco de sal e a malagueta.
Bater novamente e passar para um tacho, que vai ao lume (destapado) até espessar (15/20 min). Reservar.
Numa frigideira anti-aderente colocar um pouco de azeite e estrelar os ovos. Acrescentando pimenta na gema e sal na clara.
Colocar as tortilhas no prato, por cima os ovos e tapar com molho de tomate. Pode acrescentar um fio de azeite. Servir imediatamente.

Sem dúvida uma receita a repetir.

Sem comentários: